quarta-feira, 6 de junho de 2007

"Como a luneta astronômica, o microscópio ou os raios X, a interface digital alarga o campo do visível". (Pierre Lévy)

O Início
O ano de 1995 marcou a entrada definitiva da Internet no Brasil. Neste espaço tempo, a rede cresceu vertiginosamente e continua em ritmo de expansão acelerada. Segundo dados do Comitê Gestor Nacional, o crescimento da rede no Brasil é duas vezes maior que a média anual no mundo. Os computadores ligados à Internet (hosts) também não param de crescer e hoje na América só perdemos para Estados Unidos e Canadá. Atualmente no 19º lugar mundial possuímos quase a metade das máquinas conectadas na América latina. Já o número de internautas brasileiros é estimado em cerca de 25 milhões, segundo as projeções, haverá um aumento de 8% de usuários até o final do ano. Ainda nestes dados podemos constatar o número de internautas ativos (acessaram a Internet pelo menos uma vez no mês), com 14,1 milhões de pessoas
Jornalismo na Era Digital
As primeiras experiências de jornalismo digital se deram nos Estados Unidos, nos anos 80, a partir de sistemas de videotexto produzidos por empresas como a Time, Times-Mirror e a Knight-Ridder. No final da década, com a ainda incipiente expansão da Internet, jornais digitais eram mantidos por empresas de serviços online, como a American Online e a Prodigy.
Em 1993, apenas 20 jornais estavam online, todos eles norte-americanos. Atualmente, existem na Internet mais de dois mil jornais e cerca de quatro mil revistas digitais. De acordo com esses mesmos dados, 50 novos jornais entram na Web a cada mês, uma taxa de crescimento que vem se mantendo estável nos últimos tempos.
De 1995 para cá, os sites noticiosos evoluíram bastante e passaram a explorar de forma mais adequada e criativa os recursos da World Wide Web. As melhores publicações digitais hoje vão além da simples transposição do conteúdo editado em suas versões impressas e disponibilizam dados e informações complementares que ficaram de fora da edição em papel, além de matérias exclusivas para a Web com links para outros sites, áudio, vídeos, animações e outros elementos de multimídia. Além disso, nestas publicações, o leitor tem acesso a bancos de dados, arquivos eletrônico com edições passadas, fóruns de discussão e sistema de bate-papo em tempo real, mecanismos de busca em classificados online, notícias atualizadas a todo o instante e uma série de outros serviços, só possíveis graças ao suporte digital.

Nenhum comentário: