quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hipertexto – o mais usado

O hipertexto é um sistema de escrita e leitura não linear aplicado à informática, principalmente à multimídia e às home pages na World Wide Web. Nele, as informações estão organizadas de forma não hierarquizada e espalhadas em uma rede com inúmeras conexões (os links ou hiperlinks), isso significa que um simples clique do mouse leva o leitor a uma outra página totalmente diferente da primaria. Em um sistema de hipertexto, cada documento vai conter um ou mais links para outros, possibilitando ao usuário construir sua própria trajetória em busca das informações que lhe interessam.
Estas características fizeram com que este novo ambiente tecnológico fosse batizado de hipermídia ou cibermídia: "uma vasta quantidade de informação eletrônica, armazenada de forma incremental", que permite ao leitor constituir qualquer seqüência ou conjunto de blocos informativos, sem fronteiras de assuntos, autores ou formas convencionais de estruturação do texto impresso.

Notícias Personalizadas – Uma nova alternativa

Uma das grandes vantagens da Internet é a possibilidade de receber informações personalizadas, selecionadas de acordo com os interesses e as preferências de cada leitor em particular. A entrega de conteúdo via e-mail foi a primeira experiência neste sentido (O Newshound do The San Jose Mercury News lançado em 1994). Logo depois, surgiram os serviços de personalização e recorte de notícias na Web, a exemplo do Fishwrap, do Crayon e do NewsTracker.
Seguindo a tendências de especialistas na área, apesar de estar ao alcance de qualquer usuário, os programas de Webcasting serão os mais utilizados nas grandes empresas que possuem computadores ligados todo o tempo à Internet. O próprio conceito de atualização permanente das informações se baseia em conexões regulares e constantes; uma situação bem diferente da realidade do internauta comum. Mas as pessoas continuarão a navegar na WWW e a utilizar mecanismos de busca (como o Google, Yahoo, Altavista, Cadê, etc) para localizar informações mais específicas, e mesmo que o push venha a ter outras aplicações além do jornalismo, é pouco provável que ele supere a Web.

Nenhum comentário: