quarta-feira, 6 de junho de 2007

Rádio

O texto de rádio é o que mais se adapta para jornalismo em rede, pela concisão, estilo direto e informalidade.
Mas, o som pela internet ainda é de baixa qualidade e sofre com constantes lapsos. No entanto é uma maneira pela qual estações de rádio tradicionais alcançam audiência mundial. Este panorama começa a se modificar com a popularização do acesso de banda larga à internet.
As "estações de rádio na Internet, permitem que você crie programação e deixe gravações disponíveis para quem quiser ouvir. A desvantagem é que um número limitado de pessoas pode acessar ao mesmo tempo uma estação de rádio internet, ao contrário do rádio broadcast.
Há ainda a utilização do áudio de matérias jornalísticas que são aplicados aos textos e veiculadas nos sites de informação. Ex: www. Estadao.com.br. Essa parceria dá mais credibilidade a notícia, além de permitir ao leitor uma visão geral do assunto.

Televisão

Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo. Existem programas, como o Real Video, que têm "canais" de vídeo.
Como no caso do áudio, os clips de vídeo são de baixa qualidade e podem ter o movimento ou o áudio interrompidos por alguns instantes, conforme o congestionamento da rede. No Brasil, o portal de notícias G1, da Rede Globo, dedica uma seção inteira aos vídeos exibidos nos telejornais da emissora, além de apresentar alguns vídeos de arquivo de décadas passadas e transmitir, ao vivo, a programação da Globo News. A BandNews também consegue transmissões com razoável qualidade, em internet banda larga.
Em Sergipe, temos o site www.emsergipe.com, portal que também utiliza o recurso multimídia. Produz materiais específicos para a Internet e divulga as notícias que são exibidas nos jornais da afiliada da globo no estado. Esta parceria, permitiu ao portal o 4º lugar em acessos, o que significa o sucesso na convergência das mídias.
Visualmente, animações em formato Flash, cada vez mais usadas em sites multimídia, são inspiradas em vinhetas de TV.
A partir de 2005, sites que abrigam vídeos enviados por colaboradores se tornaram uma febre, como o YouTube e Google Video.

Um comentário:

Anônimo disse...

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